Finalzinho de season chegando, mas ainda dá pra conseguir aquela skin da Sivir, a bordinha delícia e o ícone do elo. E uma pergunta que muitos jogadores se fazem ao embarcar no expresso do inferno das filas ranqueadas: Qual lane consegue carregar mais no LoL? Abaixo, vou trazer estatísticas feitas em cima de um levantamento de 4000 jogos, ou seja, é uma estatística até que confiável.
Mas antes, o que é carregar?
Deixando claro a curto modo, carregar é carregar seu time para vitória. Isso inclui outros aspectos:
- Proteger os campeões responsáveis pelo dano do time
- Controlar os objetivos com visão e anular a do adversário
- Não morrer*
- Orientar seu time para tomar melhores decisões
- Conquistar uma vantagem e dar snowball a partir desta.
* Quando citado não morrer, significa não morrer por um erro seu. Uma coisa é os 5 players "divarem" (ai que diva) você aos 5 minutos de jogo e ninguém deu "mia". Outra coisa é ser solado na lane phase.
Ou seja, carregar tem várias interpretações, ao invés de somente o conhecido snowball (vide o primeiro item citado). Mas vamos citar o último ponto colocado para nossas estatísticas:
Análise de 4000 partidas na divisão ouro
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 56.30% | 59.10% | 63.60% | 67.80% |
Jungle | 55.10% | 60.70% | 63.70% | 69.30% |
Mid | 55.80% | 60.20% | 65.50% | 70.10% |
ADC | 57.60% | 62.30% | 66.50% | 71.20% |
Suporte | 55.10% | 58.60% | 65% | 70.30% |
Média | 56% | 60.20% | 64.90% | 69.70% |
Apenas vendo a winrate, claramente o ADC tem o melhor desempenho. Contudo, por estar obrigatoriamente "ligado" a outro player, é o que apresente maior variação.
A vantagem em gold no Top é uma das mais relevantes no começo da partida. Entretanto, comparado a outras lanes, perde importância ao desenrolar do jogo. Por isso é tão relevante gankar essa lane (atenção Junglers) no começo da partida pois, um top lanner "feedado" no início do jogo, pode simplesmente quebrar o time adversário com suas rotações pós derrubada de torre.
Como o First Blood afeta cada uma das lanes?
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 62.70% | 64.70% |
Jungle | 60.70% | 65.60% |
Mid | 61.70% | 65.30% |
ADC | 64.30% | 68.70% |
Suporte | 64.90% | 67.10% |
Média | 62.80% |
66.30%
|
O First blood é diferente de uma kill normal, pois acrescenta 100 de gold a mais. Ou seja, em vez de 300, ganharemos 400 de gold. O maior benefíciado de todos, por incrível que pareça, é do suporte, seguido de perto pelo AD Carry. Isso significa que a primeira kill não é, necessariamente, uma preocupação exclusiva do ADC.
O curioso é que o jungler é quem menos aproveita o gold extra, contudo, analisando jogos de elos mais altos, temos um resultado diferente:
Análise de 4000 partidas na divisão Mestre:
O curioso é que o jungler é quem menos aproveita o gold extra, contudo, analisando jogos de elos mais altos, temos um resultado diferente:
Análise de 4000 partidas na divisão Mestre:
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | aos 15 min | aos 20 min | |
Top | 55.50% | 58.30% | 61.90% | 66.40% |
Jungle | 55.80% | 58.90% | 64.30% | 68.20% |
Mid | 55.30% | 58.40% | 64.50% | 68.60% |
ADC | 55.70% | 58.50% | 63% | 69.10% |
Suporte | 55.10% | 58% | 64.50% | 71.20% |
Média | 55.50% | 58.40% | 63.60% | 68.70% |
Nos elos mais altos, permanece o ADC como a lane que mais carrega uma partida. Porém, é o jungler que até os 15 minutos de partida tem uma chance maior de converter a vantagem de gold em vitória!
First Blood dos elos mais altos:
Vantagem em gold aos 5 minutos se torna vitória | aos 10 min | |
Top | 63% | 62.60% |
Jungle | 63.40% | 63.30% |
Mid | 60.70% | 64.20% |
ADC | 62.10% | 63.20% |
Suporte | 60.90% | 65.90% |
Média | 62% |
63.80%
|
Diferente da análise anterior, aqui é o jungler o maior beneficiado pelo FB. No entanto, até aos 10 minutos, o suporte é o verdadeiro carry.
Conclusão
É possível carregar em qualquer role, pois a diferença entre elas é pequena. Contudo, dependendo do seu elo e da velocidade que você deseja subir, é interessante se especializar na bot lane e na jungle. Curiosamente, Suporte e jungle são as roles que mais sobram na hora dos picks.
Está pronto para carregar?
PS: Foi feito a análise de dados das divisões ouro e Mestre por dois motivos:
PS: Foi feito a análise de dados das divisões ouro e Mestre por dois motivos:
- Ouro: tem menos discrepância de nível, MMR e menos problemas de abandono de partida
- Mestre: Há mais facilidade de analisar o elo mestre do que Challenger pois há pouquíssimas partidas que podem ser analisadas pelo fato de não haver mais que 200 Challengers. Em contrapartida, o diamante não foi analisado porque a diferença entre D5 e D1 é gigantesca, devido alguns profissionais estarem no D3~D1.
FONTE: http://eloup.blogspot.com.br
- Mestre: Há mais facilidade de analisar o elo mestre do que Challenger pois há pouquíssimas partidas que podem ser analisadas pelo fato de não haver mais que 200 Challengers. Em contrapartida, o diamante não foi analisado porque a diferença entre D5 e D1 é gigantesca, devido alguns profissionais estarem no D3~D1.
FONTE: http://eloup.blogspot.com.br
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